Turistas em Viana do Castelo agora pagam taxa: 1.50€ p/noite (na época alta)

A partir desta terça-feira, Viana do Castelo começará a cobrar uma taxa turística municipal. Durante a época alta, de 1,50 euros por noite (até 31 de outubro), e na época baixa, de 1 euro (de 1 de novembro a 30 de abril). As reservas feitas antes da data de início da cobrança estão isentas, conforme estipulado no regulamento publicado em fevereiro.

A taxa aplica-se a hóspedes com mais de 16 anos, por noite, até um máximo de cinco noites consecutivas por estadia, em qualquer tipo de alojamento turístico ou local no concelho. Estão isentos os hóspedes convidados pela câmara, por motivos de saúde, portadores de deficiência com incapacidade igual ou superior a 60%, e deslocados por conflitos nos seus países de origem.

A implementação da taxa justifica-se pelo aumento de estabelecimentos de alojamento local, que cresceu de oito em 2014 para 408 em 2021, e pelo crescimento significativo do número de hóspedes e dormidas, que aumentou 84% e 92%, respetivamente, entre 2014 e 2019. A receita da taxa visa fortalecer o investimento em infraestruturas e serviços turísticos, garantindo a qualidade do destino Viana do Castelo.

3 Comments

Deixe um comentário

Famalicão: Equipa de resgate do CROA salva animal após queda de 3 metros

No último fim de semana, a equipa de resgate do CROA – Centro de Recolha Animal de Famalicão salvou, em Arnoso Santa Maria, um cão após ter caído de uma altura de 3 metros e ficado suspenso num silvado com mais de 10 metros, cuja queda seria fatal para o animal.

O acidente aconteceu na sequência de um passeio, nas proximidades da casa do tutor.

A equipa do CROA precisou de 40 minutos para o resgate e conseguiu entregar o cão em segurança e sem qualquer ferimento.

Famalicão: Primark, Decathlon e Cinemas NOS chegam a Ribeirão ainda este ano

O artigo publicado anteriormente sobre a chegada da Primark, Decathlon e Cinemas NOS a Ribeirão não passa de uma tradição do Cidade Hoje para assinalar o dia 1 de abril. A informação divulgada não corresponde à realidade e não há qualquer confirmação sobre a instalação das insígnias referidas na vila de Ribeirão.

Apesar disso, é importante reforçar que o Central Park de Famalicão, antigo Lago Discount, mantém um plano ativo de captação de marcas para ocupar os seus espaços comerciais. Embora não existam informações concretas sobre a vinda das referidas empresas, qualquer uma delas seria uma mais-valia para a região e contribuiria para atrair mais visitantes ao local.

Agradecemos a compreensão dos leitores e reafirmamos o nosso compromisso com a informação fidedigna, com exceção desta habitual brincadeira de 1 de abril.

Famalicão: Nova rede de transportes Mobiave já esta em funcionamento

Entrou em funcionamento esta terça-feira, a Mobiave, a nova rede de transportes públicos de passageiros que liga os concelhos de Famalicão, Trofa e Santo Tirso.

Operada pela Transdev, a Mobiave garante um reforço significativo da oferta, com 90 linhas de circulação, servidas por mais de uma centena de autocarros, entre as 05h00 e as 24h00.

No total há mais de 2 700 paragens que abrangem várias zonas industriais que até ao momento não eram servidas.

Intermarché de Famalicão encerrou

O Intermarché de Famalicão, localizado na freguesia de Calendário, encerrou de forma definitiva esta segunda-feira. A informação chegou aos clientes por via de uma SMS, enviada no último dia de funcionamento do espaço. A mensagem, para além de comunicar o encerramento, sugere que os clientes continuem a fazer as compras na loja recentemente inaugurada, em Viatodos, no concelho vizinho de Barcelos.

Apesar do fecho do supermercado, a galeria comercial permanece em funcionamento, incluindo as lojas e o bar, bem como o posto de combustível.

Relativamente aos trabalhadores, ao que a Cidade Hoje apurou, terão todos os direitos assegurados e, caso manifestem interesse, poderão ser integrados noutras lojas da mesma rede, consoante disponibilidade.

O espaço ocupado pelo supermercado entrará em obras, com o objetivo de receber, no mais curto espaço de tempo, uma das outras marcas do Grupo Mosqueteiros.

Trofa: Consultas de saúde oral gratuitas para os mais carenciados

A Câmara Municipal da Trofa retoma o projeto “Trofa a Sorrir”, dando resposta às necessidades da população com carência económica e proporcionando consultas de medicina dentária gratuitas a cidadãos com baixos rendimentos.

Inserido na Operação Trofa + Saudável – Trofa Feliz, comparticipada pelo PRR e destinada a munícipes residentes no concelho há mais de um ano e isentos de taxa moderadora com comprovada carência económica, a autarquia trofense pretende reduzir os números relativos às doenças orais, aumentar o conhecimento e melhorar o comportamento ao nível da saúde oral.

Para mais informações, os interessados devem contactar o gabinete de Saúde, no Fórum Trofa XXI ou usar o email: saude@mun-trofa.pt.

Famalicão: Condução sem carta e sob efeito de álcool resultou em várias detenções

No último fim de semana, Vila Nova de Famalicão foi uma das cidades onde a PSP fez detenções devido à condução sob o efeito do álcool, a par de Braga e Guimarães. No total, sete pessoas foram detidas, com idades entre os 27 e 51 anos e taxas de álcool no sangue entre 1,31 e 2,35g, valores superiores ao permitido por lei.

E as detenções não ficaram por aqui, ainda no fim de semana, a PSP deteve três cidadãos com 17, 19 e 40 anos por conduzirem sem carta de condução, em Famalicão e também em Guimarães.

Todos os infratores foram notificados para comparecer junto dos respetivos Tribunais.