Turistas em Viana do Castelo agora pagam taxa: 1.50€ p/noite (na época alta)

A partir desta terça-feira, Viana do Castelo começará a cobrar uma taxa turística municipal. Durante a época alta, de 1,50 euros por noite (até 31 de outubro), e na época baixa, de 1 euro (de 1 de novembro a 30 de abril). As reservas feitas antes da data de início da cobrança estão isentas, conforme estipulado no regulamento publicado em fevereiro.

A taxa aplica-se a hóspedes com mais de 16 anos, por noite, até um máximo de cinco noites consecutivas por estadia, em qualquer tipo de alojamento turístico ou local no concelho. Estão isentos os hóspedes convidados pela câmara, por motivos de saúde, portadores de deficiência com incapacidade igual ou superior a 60%, e deslocados por conflitos nos seus países de origem.

A implementação da taxa justifica-se pelo aumento de estabelecimentos de alojamento local, que cresceu de oito em 2014 para 408 em 2021, e pelo crescimento significativo do número de hóspedes e dormidas, que aumentou 84% e 92%, respetivamente, entre 2014 e 2019. A receita da taxa visa fortalecer o investimento em infraestruturas e serviços turísticos, garantindo a qualidade do destino Viana do Castelo.

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agendada greve nacional nas escolas a 4 de outubro

Os trabalhadores não docentes vão realizar uma greve a 4 de outubro para exigir melhores condições de trabalho, como a criação de carreiras especiais, combate à precariedade e revisão salarial.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) anunciou a greve, e sublinha que os baixos salários e a falta de carreira especial agravam a situação. O sindicato acredita que ainda há tempo para o ministro da Educação negociar e evitar a greve.

Famalicão: Um ferido em colisão entre veículos na N14 (Ribeirão)

Uma pessoa ficou ferida na sequência de uma colisão entre veículos, ocorrida na manhã desta quarta-feira, em Ribeirão, Vila Nova de Famalicão.

O sinistro aconteceu poucos minutos depois das 09h00, na Avenida Portas do Minho, sendo que para o socorro foram acionados os B.V. Famalicão.

A vítima sofreu ferimentos ligeiros, esclarece fonte do socorro.

Famalicão: Idosa de 82 anos é atropelada e fica em estado grave

Uma mulher de 82 anos foi, na manhã desta quarta-feira, vítima de um atropelamento que a deixou em estado grave.

A situação aconteceu na Rua Almeida Garret, numa zona de fronteira entre as freguesias de Brufe e Calendário.

O alerta foi dado aos Bombeiros Voluntários de Famalicão cerca das 07h50 e, no apoio ao socorro também esteve a VMER local.

A vítima foi encaminhada para o Hospital de Braga.

São desconhecidas as circunstâncias em que se deu o atropelamento.

Governo quer aumentar salário mínimo para 860 euros

O Governo está a planear aumentar o salário mínimo nacional para 860 euros no próximo ano, um aumento de 4,9% face ao valor atual de 820 euros. Esta proposta será discutida na reunião de Concertação Social marcada para esta quarta-feira, onde estarão presentes as confederações patronais e as centrais sindicais.

O novo valor supera o previsto no acordo de rendimentos de 2022, que estabelecia 855 euros como meta para 2025. A reunião será liderada pela Ministra do Trabalho e contará com a presença do Ministro das Finanças.

Este aumento faz parte do objetivo do Governo de elevar o salário mínimo para 1.000 euros até 2028.

Deputado famalicense visita HumanitAVE e destaca o papel da associação na sociedade

Na tarde desta segunda-feira, o deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira visitou a Associação HumanitAVE, reconhecendo o importante papel que a instituição desempenha no campo da ajuda humanitária. Desde 1 de agosto, a HumanitAVE integra a Direção da Plataforma Portuguesa das ONGD (PPONGD), com a sua voluntária Olga Sousa a assumir o cargo de Tesoureira.

Durante a visita, Jorge Paulo Oliveira destacou a relevância deste novo desafio, sublinhando que a PPONGD reúne 63 ONGD nacionais e internacionais, focadas em promover a solidariedade global. O deputado elogiou o trabalho da HumanitAVE, especialmente o seu impacto em Vila Nova de Famalicão e nos países lusófonos, com particular ênfase nas suas missões humanitárias na Guiné-Bissau.

Famalicão: Queda de retroescavadora na N14 em Calendário

A queda de uma retroescavadora, que estava a ser transportada por um pesado, está a condicionar a normal circulação do trânsito, na N14, em Calendário, Vila Nova de Famalicão.

O acidente aconteceu numa das rotundas, na zona do Alto da Vítória, em Calendário.

Não há, até ao momento, informação de feridos.