“Viver a Espiritualidade com a Beata Alexandrina”, de quinta-feira a domingo

No seguimento da Festa e Peregrinação em Honra da Beata Alexandrina, este fim de semana, o Santuário Alexandrina de Balasar, na Póvoa de Varzim, propõe aos peregrinos o programa “Viver a Espiritualidade com a Beata Alexandrina” a começar já esta quinta-feira, 10 de outubro.

Desta forma, os peregrinos poderão não só participar no programa da peregrinação, mas também aprofundar e conhecer a mensagem religiosa transmitida através da Beata Alexandrina.

Se desejarem, os peregrinos podem ficar alojados e fazer as refeições na Casa dos Salesianos, em Balasar. Para isso, devem fazer a inscrição, indicando o que pretendem.

Para mais informações pode contactar o 252 951 601.

 

PROGRAMA

Dia 10 – Quinta-feira – Programa da Peregrinação

Dia 11 – Sexta-feira

09h00 – Oração de Laudes, Adoração Eucarística e Meditação – Local: Igreja

12h00 – Almoço – Local: Casa dos Salesianos

15h00 – Via Sacra com Alexandrina – Local: Parque da Via Sacra

16h00 – Meditação – Local: Escola Jesus Mestre

17h00 – Tempo para café e partilha – Local: Sala de convívio Beata Alexandrina

18h00 – Terço do Rosário – Local: Casa da Beata Alexandrina

19h30 – Jantar – Local: Casa dos Salesianos

21h00 – Programa da Peregrinação

Dia 12 – Sábado

08h00 – Pequeno-almoço

09h00 – Oração de Laudes, Adoração Eucarística e Meditação – Local: Igreja

12h00 – Almoço – Local: Casa dos Salesianos

14h00 – Visita ao Santuário em construção

16h00 – Programa da Peregrinação

20h00 – Jantar – Local: Casa dos Salesianos

21h00 – Programa da Peregrinação

Dia 13 – Domingo – Programa da Peregrinação

82 Comments

  1. Tenho muita fé em Santa Alexandra tudo o que lhe pedi tive as graças dela Amém Amém 🙏

Deixe um comentário

Famalicão: Festa da Apanha da Azeitona dia 25 de outubro, em Requião

A tradição volta a ganhar vida em Requião, no dia 25 de outubro, com a Festa da Apanha da Azeitona, uma iniciativa da associação 1º de maio, que conta com a colaboração da EB1 de Requião e dos Escuteiros.

Com entrada gratuita, a iniciativa agendada para as 10h00 ensina a colher e tratar a azeitona, num ambiente de convívio.

GNR encontra 1 500 artigos falsificados em armazéns da região

A GNR apreendeu cerca de 1.500 artigos falsificados, entre roupa e calçado, numa operação realizada no distrito de Braga. Três pessoas, com idades entre os 38 e os 52 anos, foram constituídas arguidas por contrafação.

A operação, chamada “Malha”, resultou de uma investigação de cerca de um ano e meio do DIAP de Braga. Segundo a GNR, o grupo produzia e vendia artigos têxteis falsificados em Portugal e Espanha.

Durante a ação, foram feitas várias buscas em casas, veículos e armazéns, onde foram apreendidos materiais de embalamento, etiquetas, máquinas, telemóveis e uma viatura.

No total, participaram 35 militares da Unidade de Ação Fiscal da GNR, com o apoio de equipas de perícia digital e cães treinados.

Famalicão entre os municípios mais sustentáveis e competitivos do país

Os mais recentes estudos nas áreas da sustentabilidade e competitividade revelam boas notícias para Vila Nova de Famalicão.

O ‘Índice de Sustentabilidade Municipal’, elaborado pela Universidade Católica Portuguesa para avaliar o grau de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aponta para o crescimento da autarquia famalicense, avaliado em 159 indicadores dos 17ODS que são a base de estudo.

Na última semana, a autarquia foi também apontada no Ranking de Competitividade Municipal, elaborado pelo Instituto Mais Liberdade, como um dos municípios mais competitivos do país.

Na análise das dimensões da Governança, Economia, Social e Ambiental, que no estudo representam as quatro esferas da sociedade que devem estar interligadas para assegurar um futuro sustentável, os níveis de desempenho do Município de Famalicão estão acima da média nacional em três deles, Governança, Economia e Social, sendo que no índice de avaliação ambiental, Famalicão tem vindo sempre a crescer no cumprimento dos objetivos, subindo de uma taxa de 53,6% em 2020 para 57,8% de avaliação positiva nos indicadores.

“São números muito importantes para definir e ajustar as políticas públicas na gestão do Município, que ao mesmo tempo nos permitem monitorizar os resultados que estamos a ter e, com transparência, dar à população uma ferramenta que permita perceber qual é o grau desempenho do território nos diferentes níveis de sustentabilidade”, aponta o Presidente de Câmara, Mário Passos.

Vila Nova de Famalicão é também referido no “Ranking de Competitividade Municipal”, destacando-se como um dos concelhos mais dinâmicos do Minho: o segundo depois de Braga, e à frente dos municípios de Barcelos, Guimarães e Viana do Castelo.

No estudo, desenvolvido pelo Instituto Mais Liberdade, Famalicão ocupa a 33.ª posição do ranking que avaliou 186 municípios com mais de dez mil habitantes, tendo em conta indicadores como governação local, economia, educação, proteção, justiça, inovação, serviços públicos e qualidade de vida.

Famalicão recebeu nota positiva em áreas como Proteção, Justiça e Educação, estando entre os mais competitivos da região norte.

Famalicão: Peregrinação à Sé Primaz (Braga) a pé, bicicleta, carro ou de autocarro

No dia 9 de novembro, entre as 14 e as 18 horas, tem lugar uma Peregrinação Jubilar Arciprestal. Neste dia, todo o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão é convidado a peregrinar até à Sé Primaz, em Braga.

Esta iniciativa, no âmbito do Ano Jubilar dedicado à temática da Esperança, que a Igreja do mundo assinala e celebra ao longo deste ano, pode ser feita de diferentes modos: dos autocarros que o Arciprestado vai disponibilizar, em viatura própria, a pé, de bicicleta, de mota, entre outros. Qualquer que seja a modalidade de participação, a inscrição é obrigatória até ao dia 19 de outubro, para que o Arciprestado possa organizar devidamente a iniciativa e para que seja possível comunicar às autoridades e forças de segurança o número de pessoas envolvidas e o modo como chegarão a Braga.

O Arciprestado disponibiliza uma ficha de inscrição individual, sendo que cada interessado deve realizar a respetiva inscrição na sua paróquia, junto do pároco. Será disponibilizado autocarro para a deslocação por zonas pastorais, sendo que a saída está marcada para as 14h00. Esta deslocação terá o custo de 5€ por pessoa.

A organização dos grupos que se desloquem de bicicleta, de mota ou a pé é da responsabilidade de cada paróquia, tendo também de ser feita a devida inscrição.

O ponto de encontro em Braga é no Largo de São Paulo, junto do Seminário Conciliar de Braga, sendo comum para todas as modalidades. Depois, pelas 14h45, os participantes dirigem-se a pé para a Sé Catedral.

No interior da Sé, pelas 15h30, decorre uma Celebração Jubilar, presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro. No final, pelas 16h30, os participantes poderão visitar, de modo livre e facultativo, o Museu da Sé. Pelos 18h00 está marcado o regresso a Vila Nova de Famalicão.

O Arciprestado apela «à participação de todos os cristãos nesta peregrinação, na certeza de que aqueles que caminham juntos, como Peregrinos de Esperança, experimentam a alegria sem par da comunhão com os irmãos e do encontro salvífico e reparador com Cristo Jesus».

Famalicense denuncia falhas na Saúde 24: “Chamadas caem depois de 40 minutos de espera”

Um famalicense denunciou à Cidade Hoje a dificuldade que enfrentou para conseguir contacto com o SNS24, na noite deste sábado, em que necessitava de se deslocar às urgências por motivos de doença.

O cidadão contou que, como é obrigatório passar por uma pré-triagem telefónica antes de se dirigir a um hospital, tentou ligar para a linha por três vezes, a partir das 21h. Em todas as tentativas, após cerca de 40 minutos de espera, as chamadas caíram sem que tivesse qualquer contacto com o serviço de saúde.

Só à quarta tentativa, já depois da meia-noite, conseguiu finalmente falar com uma enfermeira, que lhe orientou sobre os passos seguintes.

Este caso não é isolado. Diversas denúncias e relatos de cidadãos têm apontado dificuldades no acesso ao SNS24, especialmente durante horários de maior procura.

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em cozinha de apartamento

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram, na tarde deste domingo, acionados para uma situação de incêndio, numa cozinha de um edifício localizado na Rua Ana Plácido, em Vila Nova de Famalicão.

O alerta foi dado às 12h15 e, chegados ao local, os soldados da paz verificaram que a situação já estava ultrapassada, tendo apenas que proceder aos trabalhos de ventilação do espaço.

Não há registo de feridos.