Ciclovia Famalicão – Póvoa: Vandalizaram quase 60 postes de iluminação para furtar cobre

Quase 60 postes de iluminação pública foram alvo de um ato de vandalismo, na ciclovia Famalicão – Póvoa.
A denuncia é feita pela Junta de Freguesia de Laúndos que, numa publicação nas redes sociais, dá conta do crime que terá resultado num furto de aproximadamente 90 metros de cabo elétrico.
Os responsáveis pelo furto, terão percorrido um troço daquela ciclovia e, ao longo de vários metros, cortaram os cabos que alimentam a luz pública.
Segundo a junta de freguesia, de cada poste conseguiram retirar cerca de metro e meio de cabo elétrico.

14 Comments

  1. Marco Marques nesta zona, vai tudo…. as autoridades sabem bem quem são…conhecem bem essa gentalha.

    A tarde estao todos a dormir em cobertores a sombra , como Porcos em repouso….

    Sao bem conhecidos, mas deixam-nos Usufruir dos rendimentos da segurança social, e viver a sombra sossegadinhos com o dinheiro que me tiram a mim e aos cidadãos trabalhadores ao fim do mês .

    Esta gente recebe milhares, DADOS /INJETAFOS NA CONTA BANCÁRIA, da segurança social, dinheiro meu e dos portugueses trabalhadores.

    Isto para eles é passa tempo, visto que passam 24 horas/dia a pensar o que devem.arranjar lara se entreter.

    Gordos e porcos sujos, ladrões e mal educados, peste da humanidade. 🤢🤮😈🖤

  2. Viva o PS, liberdade a mais autoridade e justiça a menos deu nisto, que será das novas gerações, só no tempo do SALAZAR. Boa sorte para gente honesta..

  3. Pena é não apanhar os vândalos e o sucateiro que compra o material roubado
    Ah não se pode… Depois vem a esquerda e os advogados a dizer a policia é racista

  4. Infelizmente é só o começo de uma nova era.
    Já agora onde temos policiamento.
    Os chamados fiscais municipais.
    Os que da para das câmaras levam valores por tudo e por nada e deixa muito a desejar a nossa segurança.
    Espero que na próxima seja na casa deles assim acordam para a realidade. Até lá só trabalho de secretariado.
    Iluminados e defensores de alguma coisa.
    Fica a dica gratuita.

  5. Se as brigadas andasse na coca desses larápios , em vez de andar em cima de carros mal estacionados . Mas enfim é dinheiro mais fácil para entrar nos cofres

  6. Não Novidade? É o País aonde Vivemos.?? Mas a Culpa é dos Portugueses,que nas eleições legislativas,Votam na esquerda socialista que tem o apoio da Escumalha extremista Comunista. E na AD ou PSD. Que Criaram Leis na Justiça portuguesa. QUE DEFENDEM OS LADRÕES E CRIMINOSOS E BANDIDOS

  7. Armindo Alves as leis em Portugal só funcionam para quem trabalha, quem destrói ainda tentam dar-lhe apoio, um dia quando já estiver tudo destruído dao por ela

Deixe um comentário

Armindo Araújo dos Bombeiros Famalicenses alcança o 1º lugar nos “Escadórios da Humanidade”

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses voltaram a marcar presença na exigente prova “Escadórios da Humanidade”, que decorreu este sábado, em Braga, no emblemático Bom Jesus.

O grande destaque vai para o chefe Armindo Araújo, que, com o dorsal 1537, alcançou a primeira posição no seu escalão (I – Veteranos 6 Masculino), completando a subida dos 566 degraus em 07:53 minutos.

Na classificação geral, o bombeiro famalicense garantiu o 111.º lugar, sendo 110.º no setor masculino.

De sublinhar que os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram a única corporação do concelho de Vila Nova de Famalicão a alcançar um pódio.

IPMA sobe o aviso para a região: Vai chover mais do que inicialmente previsto

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agravou o alerta para o distrito Braga, que passa de amarelo a laranja devido à previsão de chuva mais forte do que o inicialmente esperado.

O aviso laranja vai vigorar entre a meia-noite e as 06:00 de domingo. Até lá, mantém-se o aviso amarelo até às 23:59 deste sábado e novamente entre as 06:00 e as 09:00 de domingo.

O vento também será uma preocupação: o aviso amarelo foi prolongado até às 18:00 de domingo, com rajadas que podem atingir os 90 km/h, sobretudo no litoral e em zonas de maior altitude.

GNR confirma: É no Distrito de Braga onde acontecem mais furtos e roubos a habitações

A GNR deteve, entre janeiro e agosto, 111 suspeitos por furtos em residências e cinco por roubo. Braga está entre os distritos com mais casos, a par de Aveiro, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal.

No total, foram registados mais de 5.400 crimes em casas, sobretudo com arrombamentos e escalamentos. A GNR alerta ainda para burlas a idosos durante o dia e para assaltos noturnos, muitas vezes violentos e com vítimas sequestradas.

No verão, o programa “Chave Direta 2025” reforçou patrulhamentos e sensibilizações, com quase três mil visitas a residências em todo o país.

Famalicão: Ecovalor da RESINORTE volta a envolver a comunidade escolar

Já está a decorrer o programa Ecovalor, da RESINORTE, referente ao ano letivo 2025/26. Trata-se de uma iniciativa concebida para sensibilizar e envolver toda a comunidade escolar na missão da reciclagem e da preservação ambiental.

O Ecovalor envolve um conjunto de ações adaptadas a diferentes públicos e faixas etárias, reforçando o compromisso da RESINORTE com a educação para a sustentabilidade. Ao longo do ano, serão dinamizados concursos mensais, concebidos para despertar a criatividade e o espírito participativo dos mais jovens.

Um dos grandes destaques é, mais uma vez, o Concurso Recicla e Ganha, competição desafia as escolas a angariar materiais recicláveis – papel/cartão (ecoponto azul) e embalagens (ecoponto amarelo). No final do ano letivo, as escolas receberão prémios monetários, de acordo com as quantidades recolhidas.

Toda a informação sobre o Programa Ecovalor 2025/26 está disponível no site da RESINORTE, no menu “Educação Ambiental” → “Ecovalor”. Na página, selecionando a opção Resinorte, no menu “anexos”, os interessados podem consultar os regulamentos, aceder ao formulário de inscrição e conhecer todos os detalhes sobre esta iniciativa.

Para qualquer esclarecimento adicional, está ainda disponível a Linha da Reciclagem, através do número 800 911 400.

A RESINORTE é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 35 municípios do norte central, entre os quais Vila Nova de Famalicão, servindo uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes e recebe para tratamento aproximadamente 350 mil toneladas de resíduos urbanos por ano.

 

Astronauta por um dia: Guilherme de Famalicão viveu este domingo uma experiência única

O famalicense Guilherme Gartner Guimarães, viveu este domingo uma experiência única: foi um dos 30 finalistas do concurso nacional “Astronauta por um Dia”, promovido pela Agência Espacial Portuguesa, e participou no tão aguardado voo parabólico.

A bordo do Airbus A310 da empresa francesa Novespace, a partir da ilha de Santa Maria, nos Açores, Guilherme experimentou a sensação de gravidade zero, momento que descreveu como inesquecível e que ficará marcado para sempre na sua memória.

O concurso contou com 545 candidatos, tendo Guilherme superado várias etapas exigentes, desde testes de raciocínio e memória até provas físicas e entrevistas.

Agora, como “Embaixador do Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”, o jovem famalicense vai assumir a missão de promover esta iniciativa nas escolas do distrito de Braga, incentivando outros estudantes a explorarem a ciência, a tecnologia e o espaço.

Braga: Metade das salas de cinema do Nova Arcada devem fechar

O complexo de cinemas do centro comercial Nova Arcada, em Braga, deverá encerrar seis das suas doze salas. O pedido de desafetação de uso foi entregue pelo operador e encontra-se agora em análise pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC).

Segundo a empresa, a decisão prende-se com a viabilidade económica, uma vez que a procura não acompanha a oferta, tornando insustentável manter todas as salas em funcionamento. No entanto, o encerramento ainda não é definitivo: a lei exige que qualquer alteração do uso de salas de cinema tenha autorização do Ministério da Cultura, após parecer da IGAC.

Este processo insere-se numa tendência nacional. Também o Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia (atualmente o maior complexo de cinemas do país, com 20 salas) poderá perder parte da sua capacidade. O objetivo é ajustar a oferta de exibição às condições de mercado.