IPCA abre Europe Direct Minho, com debate na inauguração

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) inaugura, amanhã, dia 22 de junho, pelas 9h30, o espaço Europe Direct Minho, que ficará instalado no Campus de Barcelos até 2025.

A cerimónia de inauguração, que decorrerá em formato online e presencial, incluirá um debate com Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social; com o eurodeputado José Manuel Fernandes e com o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha.

O debate tem como tema: “O início do Modelo Social Europeu? O Plano de Ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais”. O objetivo passa por promover a reflexão sobre a exequibilidade de um modelo social para a Europa que reduza as assimetrias sociais e económicas.

O Europe Direct Minho tem como principal objetivo promover a aproximação da União Europeia (UE) aos cidadãos, designadamente através da organização de atividades informativas e participativas. Entre 2021 – 2025, será um espaço aberto ao público e disponível para responder a questões ou a pedidos individuais de reuniões, bem como encaminhar os cidadãos para as redes da UE apropriadas (ou para o Centro de Contacto Europe Direct). Será, igualmente, ativo nas redes sociais, promovendo a interação com o público.

Famalicão: Colégio Machado Ruivo celebra 45 anos de história

O Colégio Machado Ruivo celebra, esta quarta-feira, 45 anos de existência. A instituição, que começou como a Escolinha de Famalicão, fruto da visão das fundadoras Isabel e Paula Machado Ruivo, é hoje um colégio com todos os ciclos de ensino — do Jardim de Infância ao Ensino Secundário.

A comemoração arrancou de forma simbólica, mas emocionante, com mais de 400 vozes em uníssono a cantar os parabéns ao colégio, «numa demonstração do espírito de família que caracteriza esta comunidade educativa», assinala a direção do CMR.

Desde os primeiros passos, «dados com coragem e determinação, até ao presente», o Colégio Machado Ruivo consolidou-se como uma referência na região, «distinguindo-se por uma filosofia profundamente humanista. Aqui, cada aluno, família, professor e colaborador ocupa o centro da missão educativa».

A direção fala de 45 anos «de valores, dedicação e sucesso, sempre com o propósito de formar não apenas alunos competentes, mas pessoas íntegras, felizes e preparadas para o futuro».

A história do colégio escreve-se, assim, «todos os dias, não apenas com conquistas académicas, mas também com memórias, afetos e ligações que marcam gerações». Por isso, a celebração desta quarta-feira «é de todos os que fizeram e continuam a fazer parte deste percurso» focado no futuro e sempre com o compromisso «de continuar a inspirar e a formar cidadãos capazes de transformar o mundo», garante a direção do CMR.

Famalicão: AE D. Maria II participou na Noite Europeia dos Investigadores 2025

Os alunos dos Clubes Ciência Viva do Agrupamento de Escolas D. Maria II participaram na Noite Europeia dos Investigadores que aconteceu na passada sexta-feira. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Escola de Ciências da Universidade do Minho, com apoio dos Municípios de Famalicão, Braga e Guimarães.

Os alunos do Agrupamento de Escolas D. Maria II tiveram a oportunidade de divulgar o que aprenderam durante a execução dos projetos de investigação dinamizados nos Clubes Ciência Viva, na presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.

Este ano foram apresentados os projetos “Chás, saquetas e microplásticos: uma infusão indesejada”; “Onde o carbono dorme: segredos nas medidas das árvores” e “Programação e Pensamento Computacional no 1º CEB”.

Famalicão: CIOR proporciona aos seus alunos palestra motivacional

Os alunos do curso de Técnico de Auxiliar de Farmácia participaram numa palestra motivacional sobre a “importância da farmácia e do farmacêutico na saúde pública e no apoio e bem-estar da população”.

Esta palestra, que se realizou na manhã desta segunda-feira, serviu também como um meio de acolhimento e de integração dos novos alunos, aproximação da escola aos seus parceiros, motivação dos alunos para a conclusão do curso e inserção no mercado de trabalho ou prosseguimento de estudos, referiu o diretor de curso, Arcélio Sampaio.

Participaram representantes de várias farmácias e instituições parceiras-âncora da escola, antigos alunos integrados no mercado de trabalho ou em prosseguimento de estudos. A todos foram dadas orientações, testemunhos, experiências e vivências em torno do perfil de técnico do curso de Auxiliar de Farmácia; falaram também das competências e capacidades que as farmácias acolhedoras valorizam nos alunos estagiários e futuros profissionais.

Armindo Araújo dos Bombeiros Famalicenses alcança o 1º lugar nos “Escadórios da Humanidade”

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses voltaram a marcar presença na exigente prova “Escadórios da Humanidade”, que decorreu este sábado, em Braga, no emblemático Bom Jesus.

O grande destaque vai para o chefe Armindo Araújo, que, com o dorsal 1537, alcançou a primeira posição no seu escalão (I – Veteranos 6 Masculino), completando a subida dos 566 degraus em 07:53 minutos.

Na classificação geral, o bombeiro famalicense garantiu o 111.º lugar, sendo 110.º no setor masculino.

De sublinhar que os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram a única corporação do concelho de Vila Nova de Famalicão a alcançar um pódio.

IPMA sobe o aviso para a região: Vai chover mais do que inicialmente previsto

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agravou o alerta para o distrito Braga, que passa de amarelo a laranja devido à previsão de chuva mais forte do que o inicialmente esperado.

O aviso laranja vai vigorar entre a meia-noite e as 06:00 de domingo. Até lá, mantém-se o aviso amarelo até às 23:59 deste sábado e novamente entre as 06:00 e as 09:00 de domingo.

O vento também será uma preocupação: o aviso amarelo foi prolongado até às 18:00 de domingo, com rajadas que podem atingir os 90 km/h, sobretudo no litoral e em zonas de maior altitude.

GNR confirma: É no Distrito de Braga onde acontecem mais furtos e roubos a habitações

A GNR deteve, entre janeiro e agosto, 111 suspeitos por furtos em residências e cinco por roubo. Braga está entre os distritos com mais casos, a par de Aveiro, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal.

No total, foram registados mais de 5.400 crimes em casas, sobretudo com arrombamentos e escalamentos. A GNR alerta ainda para burlas a idosos durante o dia e para assaltos noturnos, muitas vezes violentos e com vítimas sequestradas.

No verão, o programa “Chave Direta 2025” reforçou patrulhamentos e sensibilizações, com quase três mil visitas a residências em todo o país.