
Ao contrário de um curso superior/profissional que, não raras vezes, um Bootcamp de Programação da Wild Code School é o passaporte para uma carreira profissional de sucesso.
A Wild Code School, escola de formação com mais de uma década de experiência e mais de 20 campus espalhados um pouco por toda a Europa, incluindo Portugal, acaba de lançar um novo Bootcamp Web Developer, ou Bootcamp de Programação, de 3 meses que promete ser o passaporte que precisa para dar novos mundos ao seu mundo profissional.
Sem pré-requisitos de programação, diploma ou escolaridade mínima, este Bootcamp Web Developer aberto a todos os maiores de 18 anos, que falem a língua inglesa, oferece, em apenas 3 meses, uma formação intensiva e inovadora com uma grande componente prática que vai ajudá-lo a tornar-se num Fullstack Web developer e aprender a programar em Javascript, CSS, HTML e outras tecnologias.
Desenhado a pensar em todos os níveis de proficiência e perfis, o Bootcamp Web Developer da Wild Code School oferece aos formandos uma aprendizagem flexível (remota ou híbrida) que se pauta por uma forte componente prática.
Aqui destacam-se os desafios em contexto real de trabalho com base em linguagem HTML, CSS, JavaScript e outras tecnologias, como é o caso dos hackatons e dos projetos com as empresas parceiras da Wild Code School.
Durante todo este percurso de três meses em que os formandos irão adquirir, entre outras coisas, o conhecimento necessário para desenvolverem uma aplicação web funcional, estabelecerem um backlog de produtos, construírem wireframes e modelos, usarem uma API ou compreenderem como integrar uma interface de utilizador via HTML5 e CSS3.
Terão também o acompanhamento permanente da equipa de career specialists da Wild Code School que os ajuda no desenvolvimento das soft skills necessárias para o mercado atual.
Porque a entrada no mercado de trabalho é um aspeto importante deste Bootcamp Web Developer da Wild Code School, o formando terá, igualmente, acesso a uma rede 1000 empresas parceiras e mais de 5000 ex-alunos (comunidade Wilders) para o ajudar a encontrar a sua nova carreira no setor tecnológico por toda a Europa.
De sublinhar que, dos milhares de especialistas que a Wild Code School forma anualmente nos seus diversos campus em toda a Europa, e em Portugal, 90% acabam por encontrar trabalho no espaço de um ano, dos quais 65% correspondem a postos de trabalho permanente, 13% como freelancers ou empreendedores, 11% como estagiários e 9% com contrato a termo certo.
Qual o atual panorama do setor tecnológico?
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são uma parte fundamental do novo mundo digital em que vivemos acabando por serem um polo de atração para um número cada vez mais alargado de pessoas.
Isto inclui jovens em início de carreira, trabalhadores desempregados ou profissionais de outras áreas que procuram um novo e mais bem remunerado desafio.
Podemos encontrar uma prova consistente do que acabamos de escrever num recente estudo do Eurostat que nos diz que, em 2021, o número de profissionais de TIC em toda a União Europeia (UE) ultrapassou os nove milhões, valor que corresponde a 4,5% do total de trabalhadores da UE.
Portugal acaba por ficar no 12º lugar do ranking com uma percentagem de 4,7%, acima da média da UE, mas ainda longe do primeiro lugar ocupado pela Suécia com 8%.
Apesar de ainda serem percentagens baixas tendo em conta a real necessidade das empresas neste domínio, a verdade é que o número de especialistas em TIC na UE cresceu 50,5% entre 2012 e 2021, indicando uma atração cada vez maior dos europeus, e portugueses, por este tipo de carreira.
Atraídos pelos altos salários praticados e pela facilidade em encontrar trabalho, muitos portugueses procuram formação em programação, uma das áreas das TIC que mais tem crescido entre nós, especialmente através de Bootcamps.