Vem aí a Cláudia: Depressão vai trazer chuva, trovoada e vento forte

A depressão Claudia chega ao Minho esta terça-feira, trazendo chuva forte, trovoada e vento intenso, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Braga e Viana do Castelo serão os primeiros a sentir os efeitos desta depressão, nome atribuída pelo serviço meteorológico espanhol AEMET. O IPMA colocou já a região sob aviso amarelo por causa da chuva persistente e intensa, entre as 18h e a meia-noite de terça-feira, e novamente entre as 06h e as 17h de quarta-feira.

Em Famalicão e em vários concelhos do distrito de Braga, espera-se precipitação contínua, acompanhada por trovoada, sobretudo nos dias 12 e 13 de novembro. O vento deverá soprar com força, podendo atingir 70 km/h no Minho, 90 km/h no litoral e até 120 km/h nas terras altas durante quinta-feira.

A instabilidade atmosférica deverá prolongar-se até ao fim de semana, com aguaceiros frequentes e vento forte. O mar também estará alterado, prevendo-se ondas de quatro a cinco metros na quinta-feira.

O IPMA avisa que novos alertas poderão ser emitidos nos próximos dias, devido à evolução da depressão Claudia.

Deixe um comentário

Faltam vacinas da gripe em várias ULS do país

A vacina da gripe de dose elevada, destinada a pessoas com 85 ou mais anos, está em falta em várias Unidades Locais de Saúde em todo o país. A Direção-Executiva do SNS confirma a rutura de stock e atribui a situação à elevada procura registada este ano, bastante superior à da campanha anterior.

As ULS tentaram gerir a escassez através da cedência de doses entre unidades, mas essa solução esgotou-se por já não existirem excedentes. Face ao cenário, foram emitidas orientações para que cada ULS adquira vacinas diretamente aos fornecedores. A Direção-Geral da Saúde reforça que é responsabilidade das ULS assegurar a compra e o acesso à vacinação dos utentes elegíveis.

Famalicão: Cabeçudos ganha novo Multibanco no Parque do Souto

A freguesia de Cabeçudos, em Vila Nova de Famalicão, passou a contar com um novo terminal Multibanco totalmente operacional no Parque do Souto. A instalação do equipamento foi anunciada pela Junta de Freguesia, que destaca a importância deste serviço para residentes e visitantes.

Segundo a autarquia, o novo Multibanco vem reforçar a conveniência local, facilitando o acesso a serviços bancários essenciais e contribuindo para o bem-estar da comunidade. A colocação deste terminal responde a uma necessidade sentida pela população, garantindo maior proximidade e comodidade no dia a dia.

Depressão Cláudia deixa 104.6 FM da Rádio Cidade Hoje em silêncio

A passagem da Depressão Cláudia pela região, durante a madrugada deste sábado, 15 de novembro, provocou vários episódios de trovoada intensa que acabaram por afetar infraestruturas locais, entre elas, um dos centros emissor da Rádio Cidade Hoje.

A estação acordou assim com a sua emissão interrompida na frequência 104,6 FM, depois da atividade elétrica da tempestade ter impossibilitado o normal funcionamento do equipamento responsável por difundir o sinal, a partir da freguesia de Jesufrei. Desde as primeiras horas da manhã, as equipas técnicas da rádio têm estado no terreno a avaliar os danos e a trabalhar para repor a emissão com a maior brevidade possível.

Apesar da interrupção, a Rádio Cidade Hoje continua a emitir. Os ouvintes podem acompanhar toda a programação diária através da frequência alternativa 94 FM, bem como pela transmissão online em cidadehoje.sapo.pt, que se mantém totalmente operacional.

A estação agradece a compreensão dos ouvintes e garante que todos os esforços estão a ser feitos para restabelecer o serviço no centro emissor de Jesufrei, assim que as condições técnicas o permitirem.

Famalicão: Raio deixa Igreja de Portela com vários estragos

A forte intempérie que atingiu a região durante a madrugada deste sábado provocou vários danos na Igreja de Portela, em Famalicão. O momento mais marcante ocorreu às 6h20, quando um radio atingiu a cruz daquele espaço religioso.

Para além da cruz, foram registados estragos no telhado e na instalação elétrica. Pouco tempo depois do incidente, várias pessoas e entidades mobilizaram-se com o objetivo de repor a normalidade o mais rápido possível.

A cruz foi removida com recurso à ajuda e meios dos Bombeiros Voluntários de Famalicão. Entretanto já se procederam aos trabalhos de substituição das telhas danificados e reposição da instalação elétrica.

Mau Tempo: Marcelo elogia comportamento “disciplinado e sensato” dos portugueses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou este sábado, 15 de novembro, o comportamento dos portugueses durante a passagem da depressão Cláudia, destacando a forma como a população reagiu ao mau tempo que atingiu várias zonas do país.

“Os portugueses foram muito disciplinados” e “muito sensatos” nestes dias difíceis, afirmou o chefe de Estado.

O Presidente reforçou ainda que, perante a intensidade da depressão, “para aquilo que aconteceu, os portugueses mais atingidos pelo mau tempo foram muito sensatos”.

Famalicão: Água inunda Centro de Saúde de Ribeirão

A Unidade de Saúde Familiar da vila de Ribeirão, em Vila Nova de Famalicão, ficou inundada na manhã deste sábado.

Esta é uma consequência direta da subida do caudal do rio, que atravessa a vila nas proximidades daquele local.

Para além do Centro de Saúde, há também registo de inundações nas garagens dos prédios vizinhos.

Esta é uma situação que está a ser acompanhada pelas autoridades de segurança e socorro.