Fim de semana gastronómico na Trofa

A Câmara Municipal da Trofa, em parceria com o Turismo do Porto e Norte, organiza até ao próximo domingo, a XIV edição dos fins de semana gastronómicos.

A sugestão é o Bacalhau à Narcisa, Rojões e Pudim de Ovos e há 6 restaurantes aderentes: a Casa da Eira – Cozinha Regional, Flor do Ave, Lina – O Bebdouro, MotoClube da Trofa, Pintor Pobre e Regalo.

O objetivo desta iniciativa passa por promover e divulgar a riqueza dos saberes e sabores tradicionais do Concelho da Trofa. Aliado a isso, está a promoção, para quem visita, de locais turísticos como o Castro de Alvarelhos.

Além disso, no domingo, nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, as pessoas terão oportunidade de participar no “Domingar”, que pretende ser um dia dedicado à família, agregando a 23ª edição do Festival de Folclore e a 8ª edição da Feira Rural.

 

6 Comments

  1. Nelson Moreira ça y est … y’a une association de femme qui frappe à la porte ! 💪🏼🫣😱😂

  2. Paul Barbosa on ira au mois d’août et on laissera les femmes à la maison ksafoda as Muller 😂😂

Deixe um comentário

Jesuítas de Sto Tirso, Tíbias de Braga e Tortas de Guimarães na lista dos “Piores Doces de Portugal”

O famoso guia gastronómico internacional TasteAtlas divulgou recentemente a lista dos piores doces portugueses, e três especialidades do Norte estão entre os menos apreciados. Segundo o ranking, o jesuíta de Santo Tirso, a tíbia de Braga e as tortas de Guimarães figuram entre os doces tradicionais que menos conquistaram o paladar dos utilizadores da plataforma.

O jesuíta, de Santo Tirso, é um dos ícones da doçaria conventual portuguesa, feito com camadas de massa folhada e um glacê de açúcar no topo. Já a tíbia de Braga é um pastel em forma de meia-lua, recheado com creme de pasteleiro, que há décadas faz parte das vitrines das pastelarias bracarenses. Por fim, as tortas de Guimarães, com recheio de chila e amêndoa envolto em massa fina, são outro símbolo da doçaria minhota, com origem conventual e longa tradição.

Apesar de estarem entre os “piores” segundo as avaliações recolhidas pelo TasteAtlas, estes doces continuam a ser muito procurados e a fazer parte da identidade gastronómica das suas regiões. Afinal, nem todos os paladares são iguais, e no Norte há quem garanta que estes três clássicos continuam a ser… de comer e chorar por mais.

Armindo Araújo dos Bombeiros Famalicenses alcança o 1º lugar nos “Escadórios da Humanidade”

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses voltaram a marcar presença na exigente prova “Escadórios da Humanidade”, que decorreu este sábado, em Braga, no emblemático Bom Jesus.

O grande destaque vai para o chefe Armindo Araújo, que, com o dorsal 1537, alcançou a primeira posição no seu escalão (I – Veteranos 6 Masculino), completando a subida dos 566 degraus em 07:53 minutos.

Na classificação geral, o bombeiro famalicense garantiu o 111.º lugar, sendo 110.º no setor masculino.

De sublinhar que os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram a única corporação do concelho de Vila Nova de Famalicão a alcançar um pódio.

IPMA sobe o aviso para a região: Vai chover mais do que inicialmente previsto

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agravou o alerta para o distrito Braga, que passa de amarelo a laranja devido à previsão de chuva mais forte do que o inicialmente esperado.

O aviso laranja vai vigorar entre a meia-noite e as 06:00 de domingo. Até lá, mantém-se o aviso amarelo até às 23:59 deste sábado e novamente entre as 06:00 e as 09:00 de domingo.

O vento também será uma preocupação: o aviso amarelo foi prolongado até às 18:00 de domingo, com rajadas que podem atingir os 90 km/h, sobretudo no litoral e em zonas de maior altitude.

Famalicão: IL visita hospital e apela ao investimento do Governo para debelar problemas

Paulo Ricardo Lopes e Diamantino Costa, candidatos da Iniciativa Liberal às câmaras municipais de Famalicão e Trofa, reuniram, na tarde desta quinta-feira, com a administração da ULS do Médio Ave.

No final do encontro, durante o qual tomaram conhecimento dos problemas do hospital, os candidatos comprometerem-se a pressionar politicamente o governo «para que seja reforçado o investimento em profissionais de saúde», que seja acelerado o processo de ampliação das instalações atuais, «nomeadamente disponibilizando o financiamento necessário para que os problemas de estacionamento e aumento da capacidade de internamento sejam resolvidos». Paulo Ricardo Lopes e Diamantino Costa comprometem-se, ainda, «a trabalhar ao nível local para reforçar a oferta de vagas em lares» de forma a diminuir o número de camas ocupadas por internamentos sociais, «que em muito limitam a capacidade de resposta do Hospital».

No encontro foram discutidos os desafios do Hospital S. João de Deus e unidades de cuidados primários, nomeadamente os efeitos da possível passagem do Hospital de Santo Tirso para o setor social, os projetos e candidaturas em curso a fundos comunitários que permitirão aumentar a capacidade de resposta, a necessidade de reforço dos recursos humanos no hospital, bem como os planos ampliação das instalações.

Sobre as urgências do hospital de Famalicão, os candidatos da IL referem que o conselho de administração admitiu que os tempos de espera estão acima do que é desejável. Por isso, apontam a contratação de mais profissionais e o aumento da capacidade de internamento como fatores-chave «para resolver esse problema».

GNR confirma: É no Distrito de Braga onde acontecem mais furtos e roubos a habitações

A GNR deteve, entre janeiro e agosto, 111 suspeitos por furtos em residências e cinco por roubo. Braga está entre os distritos com mais casos, a par de Aveiro, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal.

No total, foram registados mais de 5.400 crimes em casas, sobretudo com arrombamentos e escalamentos. A GNR alerta ainda para burlas a idosos durante o dia e para assaltos noturnos, muitas vezes violentos e com vítimas sequestradas.

No verão, o programa “Chave Direta 2025” reforçou patrulhamentos e sensibilizações, com quase três mil visitas a residências em todo o país.

Famalicão: Ecovalor da RESINORTE volta a envolver a comunidade escolar

Já está a decorrer o programa Ecovalor, da RESINORTE, referente ao ano letivo 2025/26. Trata-se de uma iniciativa concebida para sensibilizar e envolver toda a comunidade escolar na missão da reciclagem e da preservação ambiental.

O Ecovalor envolve um conjunto de ações adaptadas a diferentes públicos e faixas etárias, reforçando o compromisso da RESINORTE com a educação para a sustentabilidade. Ao longo do ano, serão dinamizados concursos mensais, concebidos para despertar a criatividade e o espírito participativo dos mais jovens.

Um dos grandes destaques é, mais uma vez, o Concurso Recicla e Ganha, competição desafia as escolas a angariar materiais recicláveis – papel/cartão (ecoponto azul) e embalagens (ecoponto amarelo). No final do ano letivo, as escolas receberão prémios monetários, de acordo com as quantidades recolhidas.

Toda a informação sobre o Programa Ecovalor 2025/26 está disponível no site da RESINORTE, no menu “Educação Ambiental” → “Ecovalor”. Na página, selecionando a opção Resinorte, no menu “anexos”, os interessados podem consultar os regulamentos, aceder ao formulário de inscrição e conhecer todos os detalhes sobre esta iniciativa.

Para qualquer esclarecimento adicional, está ainda disponível a Linha da Reciclagem, através do número 800 911 400.

A RESINORTE é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 35 municípios do norte central, entre os quais Vila Nova de Famalicão, servindo uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes e recebe para tratamento aproximadamente 350 mil toneladas de resíduos urbanos por ano.